Câmara de PG aprova inclusão da capoeira entre as modalidades esportivas do JEM

por Ana Claudia Ferreira Gambassi publicado 08/12/2025 17h56, última modificação 08/12/2025 17h56
Proposta do vereador Professor Careca ainda prevê a profissionalização de profissionais de Educação Física no ensino da capoeira

A Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) aprovou, com 18 votos favoráveis, em duas discussões, nesta segunda-feira (08), o Projeto de Lei nº 414/2025, de autoria do vereador Professor Careca (PV), que inclui a capoeira entre as modalidades esportivas disputadas nos Jogos Estudantis Municipais de Ponta Grossa (JEM), na categoria infantil.  

Segundo o texto do PL, a inclusão da capoeira nos jogos será regulamentada pela Secretaria Municipal de Esporte, em parceria com grupos de capoeira locais, seguindo princípios de segurança, disciplina, além do respeito a regras técnicas e de conduta estabelecidas pelos órgãos competentes, junto a Federação Paranaense de Capoeira. A proposta ainda regulamenta a duração das lutas, bem como as regras para a competição.  

Para participar da modalidade, cada escola poderá inscrever somente um técnico e um auxiliar técnico por equipe. Caso o (a) professor (a) de Educação Física da instituição não possua conhecimento ou formação específica em capoeira, será permitido que um profissional pertencente aos grupos e/ou escolas de capoeira do município, reconhecido pela Federação Paranaense de Capoeira, atue como auxiliar técnico na equipe. Ou, caso a formação na área seja de interesse da instituição, o (a) professor (a) poderá fazer um curso de capacitação com profissionais de capoeira.  

Autor do PL, o vereador e mestre de capoeira, Professor Careca (PV) explicou a importância de incluir a capoeira entre as modalidades disputadas no JEM. "A inclusão da capoeira nas competições esportivas de Ponta Grossa é um passo muito importante para a valorização do esporte em nossa cidade. A capoeira é um exercício de esporte e cultura, promovendo a prática esportiva e a cultura brasileira, além do desenvolvimento integral dos estudantes", disse o parlamentar.  

Os atletas vencedores das categorias de capoeira deverão ser premiados com medalhas, troféus ou outras formas de incentivo previstas no regulamento de premiação do JEM.