Câmara de PG aprova criação do Mapa da Violência

por Ana Claudia Ferreira Gambassi publicado 03/04/2024 16h16, última modificação 03/04/2024 16h16
Medida visa aprimorar análise e políticas de prevenção da violência na cidade. Projeto segue para sanção do Poder Executivo

Sirlei Silveira

A Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) aprovou o projeto de lei 483/2023 que cria o Mapa da Violência na cidade. A medida foi apresentada pelo vereador Léo Farmacêutico (PSD) e tem como objetivo aumentar a efetividade dos esforços na luta contra a criminalidade na cidade. Aprovada em duas discussões, o projeto segue para a avaliação do Poder Executivo.

O autor do PL destaca que a proposta tem "objetivo esclarecedor", fornecendo às autoridades as informações necessárias para tornar o trabalho mais efetivo. Ele ressaltou que o projeto busca facilitar o acesso das autoridades aos bairros mais violentos, permitindo uma atuação mais eficaz da polícia. "O Mapa da Violência busca trazer as devidas informações às autoridades para que eles possam ter mais efetividade no seu trabalho de combate à criminalidade", contou Léo.

A proposta prevê que as autoridades locais tenham acesso a informações mais precisas e atualizadas sobre a distribuição da violência na cidade através do Mapa da Violência. Segundo Léo, a medida vai permitir uma resposta mais eficaz e direcionada aos problemas de segurança pública. "O projeto representa um passo significativo na busca por um ambiente mais seguro e protegido para todos os cidadãos de Ponta Grossa", defendeu o autor da proposta.

Preocupação com o aumento da violência

Léo afirmou que o projeto foi criado diante do aumento da preocupação com o aumento da violência na cidade, com a ampliação dos índices de criminalidade e mortes. "Esse projeto traz essa efetividade na melhoria na segurança da cidade de Ponta Grossa. Estamos vendo que a violência cresceu muito na cidade, com muitas mortes, e nós queremos a criação do Mapa como uma ferramenta de combate à violência", destacou o parlamentar.