Câmara aprova Utilidade Pública do Clube de Desbravadores e Aventureiros de Ponta Grossa

por Ana Claudia Ferreira Gambassi publicado 14/05/2025 17h03, última modificação 14/05/2025 17h03
Medida permite que as instituições possam estabelecer parcerias com o poder público

O plenário da Câmara Municipal de Ponta Grossa aprovou em primeira discussão o Projeto de Lei 106/2025 que declara a utilidade pública do Clube de Desbravadores e Aventureiros de Ponta Grossa. De autoria do vereador Julio Kuller (MDB), a proposição pretende reconhecer o trabalho desempenhado pelas instituições no município, que agora podem receber recursos públicos para desenvolverem seus projetos.

Ligado a Igreja Adventista do Sétimo Dia, os projetos trabalham com crianças e adolescentes; os aventureiros atuam na faixa-etária de 6 a 9 anos de idade, já os desbravadores trabalham com crianças e adolescentes de 10 a 15 anos. Em Ponta Grossa, estima-se que existam mais de 30 clubes de aventureiros e desbravadores, espalhados por todas as regiões da cidade.

Autor do Projeto, o vereador e presidente da CMPG, Júlio Kuller, considera que a aprovação do projeto é um reconhecimento para as instituições que historicamente desenvolvem seus trabalhos na cidade. “Os clubes de desbravadores e aventureiros desempenham um trabalho fundamental com crianças e adolescentes. As abordagens que trabalham o desenvolvimento intelectual, físico e espiritual tiram esses jovens das ruas, propondo a eles um caminho digno”, ressaltou.

Agora o Projeto de Lei segue para segunda discussão, em caso de aprovação, o texto será encaminhado para a sanção da Prefeitura Municipal.