Câmara aprova programa de apoio às pessoas com Alzheimer

por Ana Claudia Ferreira Gambassi publicado 05/04/2024 17h44, última modificação 05/04/2024 17h44
Iniciativa visa conscientização, diagnóstico precoce e suporte multidisciplinar à comunidade afetada pela doença

Sirlei Silveira

O plenário da Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) aprovou, na última segunda-feira (1º), o projeto de lei (PL 494/2023), proposto pelo vereador Divo (PSD). A medida visa a criação do Programa de Apoio às Pessoas com Doença de Alzheimer no município, com medidas abrangentes desde a conscientização até o suporte multidisciplinar para pacientes e familiares.

O vereador Divo ressaltou a importância do projeto. "Na história da Câmara Municipal o primeiro projeto de Alzheimer é o meu", destacou o parlamentar. Divo destacou a importância da medida para garantir o diagnóstico de forma antecipada. "Queremos alavancar o tratamento e o diagnóstico de Alzheimer aqui em Ponta Grossa", destaca o parlamentar.

O programa proposto contempla uma série de ações para promover a conscientização e a orientação precoce sobre os sinais de alerta da Doença de Alzheimer, oferecer métodos de diagnóstico e tratamento precoces. Além disso, o programa estimulaa hábitos de vida saudáveis e proporciona apoio integral ao paciente e seus familiares. "Além disso, nosso programa prevê a utilização de sistemas de informação para acompanhamento dos diagnosticados e a promoção de eventos públicos, campanhas institucionais, seminários e palestras", conta Divo.

A justificativa do projeto destaca a importância de agir precocemente diante da Doença de Alzheimer, uma enfermidade incurável que demanda cuidados progressivos, especialmente considerando o envelhecimento da população.

Trâmite

Com a aprovação do projeto em dois turnos na Casa de Leis, o Programa de Apoio às Pessoas com Doença de Alzheimer segue para a avaliação do Poder Executivo que tem 15 dias para sancionar ou vetar a medida.