Câmara aprova lei que determina redução no tempo de espera por consultas médicas

por marcelo — publicado 07/12/2022 17h35, última modificação 08/12/2022 18h21
Projeto de autoria do vereador Ede Pimentel quer dar mais agilidade no atendimento aos pacientes nas UBS, especialmente para idosos, crianças e pessoas com deficiência

A Câmara Municipal de Ponta Grossa aprovou nesta quarta-feira (07), o Projeto de Lei 321/2022, que determina um tempo máximo de espera para a realização de consulta médica nas UBS. De acordo com o PL, de autoria do vereador Ede Pimentel, as unidades de saúde do município ficam obrigadas a realizar a consulta médica com clínico geral no prazo de 30 dias, a contar da data do agendamento. Nos casos em que o paciente for idoso, tiver alguma deficiência, doença grave ou tiver 12 anos ou menos, o prazo máximo para a consulta será de 15 dias.

O projeto determina ainda que em casos mais graves, onde houver urgência, o atendimento deverá ser prestado em no máximo um dia útil. Segundo o vereador Ede Pimentel, o objetivo é agilizar o atendimento, pois muitas vezes os pacientes acabam tendo uma piora no quadro clínico. “Temos recebido muitas reclamações sobre a demora no atendimento de pacientes nas UBS. Nossa intenção é tornar esse atendimento mais rápido, evitando o sofrimento das pessoas e das famílias dos pacientes”, explicou.