Câmara aprova lei em homenagem à Samuel Machado Bark

por Ana Claudia Ferreira Gambassi publicado 01/03/2024 16h46, última modificação 01/03/2024 16h46
Vereadores buscam reconhecer o legado do jovem falecido precocemente em Ponta Grossa. Samuel Machado Bark dará nome a um CMEI na Vila Hilgemberg

Na sessão da última quarta-feira (28) o plenário da Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) aprovou o projeto de lei (497/2023) apresentado pelos vereadores Professor Careca (PSB) e Geraldo Stocco (PV). O projeto propõe a nomeação do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) em construção em memória de Samuel Machado Bark e foi aprovado por unanimidade.

Samuel, nascido e criado em Ponta Grossa, teve uma vida marcada por sua dedicação aos estudos e seu engajamento na comunidade local. Sua trajetória, interrompida de forma trágica aos 15 anos, deixou uma profunda marca naqueles que o conheceram e admiraram.

O vereador Geraldo Stocco( PV), ao se pronunciar sobre o projeto de lei, destacou a importância da homenagem a Samuel, irmão falecido do deputado federal Aliel Machado. “A história de Samuel é muito comovente, ele acabou falecendo em um afogamento tentando salvar a irmã dele. Ele conseguiu salvar a irmã, mas infelizmente perdeu a vida enquanto lutava para salvar a dela. Então é uma homenagem justa, ele nasceu na Vila Hilgemberg, estudou em escola municipal, na escola estadual e passou a vida lá. É uma homenagem justa”, destaca o vereador.

Já professor Careca (PSB), também autor da proposta, destacou ainda que a homenagem é um reconhecimento para um jovem que nasceu e cresceu na periferia. "Vemos o Samuel como um legítimo representante da comunidade, uma pessoa que nos deixou de forma trágica, mas também heroica. Creio que a homenagem seja justíssima", contou.