Ação de incentivo à técnica de defesa pessoal para mulheres é aprovada na Câmara
Nesta segunda-feira (01), a Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) aprovou, com 18 votos favoráveis, o Projeto de Lei nº 375/2025, de autoria do vereador Leandro Bianco (Republicanos), que institui ação de incentivo à técnica de defesa pessoal para mulheres, destinada à prevenção da violência contra a mulher em Ponta Grossa.
A proposta tem como objetivo possibilitar que o município ofereça às mulheres ponta-grossenses práticas e técnicas de defesa pessoal, além de conduzir atividades que promovam a conscientização das mulheres acerca de condutas que indicam risco potencial de violência, de forma que possam estar aptas a reconhecer tais condutas e possam agir antes da ocorrência de atos de violência, evitando que esses atos ocorrem.
Segundo o autor do projeto, Leandro Bianco (Republicanos), a violência contra a mulher é uma grave violação dos direitos humanos e um problema social. "Dados estatísticos indicam que muitas mulheres são vítimas de agressões físicas e psicológicas diariamente, o que reforça a necessidade de ações públicas efetivas para a proteção e prevenção", afirma o parlamentar.
Bianco ainda comenta sobre a importância das mulheres aprenderem a se defender. "A técnica de defesa pessoal é uma ferramenta importante para o empoderamento feminino, pois oferece conhecimento prático e confiança para que as mulheres possam se proteger em situações de risco. Além disso, promove a valorização da autoestima e da autonomia, fatores essenciais para a construção de uma sociedade igualitária e segura", disse.
A medida prevê que a ação segue realizada a partir da oferta de aulas, palestras, workshops e seminários, além de outras atividades desenvolvidas a critério do Poder Executivo, que poderá firmar acordo de cooperação e/ou termo de colaboração com organizações da sociedade civil.