13 dos 19 vereadores de PG mudaram de legenda durante a 'janela partidária'

por Ana Claudia Ferreira Gambassi publicado 08/04/2024 17h15, última modificação 08/04/2024 17h17
Com nova organização, União Brasil tem a maior bancada do Legislativo Municipal com quatro vereadores

Com o fim da janela partidária, no último dia 5 de abril, 13 dos 19 vereadores(as) da Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) migraram de legenda. O partido com maior bancada no Legislativo Municipal agora é o União Brasil (UB), enquanto outras cinco legendas (PDT, DC, PV, PL e PSD) seguirão com dois(duas) vereadores(as) cada uma.

As mudanças de partido, foram as seguintes: Ede Pimentel deixou o PSB e migrou para o PDT, já Jairton da Farmácia deixou o União Brasil para se filiar o PDT. O Democracia Cristã (DC) recebeu Pastor Ezequiel (que deixou o Avante) e Celso Cieslak (que deixou o PRTB). A bancada do União Brasil foi reforçada por Paulo Balansin, Léo Farmacêutico e Divo (que deixaram o PSD) - a bancada do UB ainda conta com Doutor Zeca que não mudou de partido e já pertencia à sigla.

Ainda entre os vereadores(as) que mudaram de partido estão Maurício Silva que deixou o PSDB para reforçar às fileiras do PSD, Josi Kieras que deixou o PSOL para se filiar ao PT e Joce Canto que deixou o Podemos para integrar o Progressistas (PP). O PL recebeu Izaías Salustiano (que veio do PSD) e Missionária Adriana (que deixou o Solidariedade).

Por fim, a bancada do PV passou a contar com dois vereadores: além de Geraldo Stocco, que já estava filiado à legenda, o Partido Verde recebeu o reforço de Doutor Erick que estava no PSDB.

Parlamentares que seguiram no mesmo partido

Entre os parlamentares que seguiram no mesmo partido, estão Julio Küller (MDB), Leandro Bianco (Republicanos), Geraldo Stocco (PV), Filipe Chociai (PSD) e Dr. Zeca (União Brasil). Entre os parlamentares consultados, apenas Daniel Milla (então no PSD) não respondeu sobre a atual situação partidária.